COMO FUNCIONA
A Energee proporciona a união entre Gerador e Consumidor, para que ambos fechem um grande acordo de compartilhamento de energia e de histórias!
Visão do Gerador
- Possui unidade de geração de energia elétrica conectada a rede e que se cadastrou na Energee disponibilizando seu projeto a potenciais clientes consumidores;
- Energee agrupa potencias consumidores para formalizar o acordo de Compensação de Energia Elétrica;
- Gerador produz energia elétrica mensalmente e injeta na rede da Distribuidora para compensar a energia consumida por seus consumidores clientes.
Visão do Consumidor
- Consumidor se cadastra e informa seu consumo anual de energia elétrica e sua distribuidora;
- Energee escolhe o melhor gerador para atender a necessidade do Consumidor cadastrado e encaminha o contrato para assinatura e devolução;
- Consumidores recebem os créditos do gerador, abatem a energia recebida do valor da conta a pagar da Distribuidora;
- Os consumidores recebem duas cobranças: a. Distribuidora, como de costume, mas com valor reduzido; b. Energee, referente a energia recebida com desconto e deduzida da Distribuidora tradicional.
QUANTO CUSTA?
Ao Consumidor
- Não custa nada ao consumidor
- Buscamos estimular ao máximo a compra e a compensação de energia elétrica, otimizando o processo de geração e permitindo que o gerador remunere a Energee.
Ao Gerador
- O Gerador pagará uma taxa por MWh de potência instalada e compartilhada para reunirmos os clientes consumidores, preparar a documentação e encaminhá-la ao Gerador para assinatura e formalização;
- A Energee ainda realiza mensalmente o balanço de energia elétrica gerada, compensada e a ser cobrada de cada cliente consumidor. Isto é, o Gerador só precisa se preocupar em gerar energia elétrica. O resto nós cuidamos.
FORMALIZAÇÃO
Os contratos serão assinados entre o gerador e seus consumidores, podendo ser um contrato de Arrendamento (Autoconsumo), Consórcio ou Condomínio.
Na situação onde se aplica a modalidade de Condomínio, o gerador e consumidor precisam estar em uma mesma propriedade.
Já o Consórcio permite que geradores e distribuidores façam parte da mesma rede de distribuição, mas estejam em localidades diferentes. Nessa situação, cada consumidor terá um percentual pré-definido do projeto de geração de acordo com sua demanda da energia.
Os consultores Energee são verdadeiros agentes facilitadores e lhe oferecerão todo o suporte no processo de formalização. Tipicamente, esse procedimento deve levar de 10 a 15 dias!
Após a formalização você poderá ter acesso mensal a respeito da quantidade de energia que seu gerador está produzindo para você. Ao final de cada mês saberá quanto de energia foi produzida e qual será o crédito gerado.
Como acontece hoje, você receberá sua conta de energia elétrica. A diferença é que com a compensação de seu gerador na sua conta haverá um desconto referente aos créditos gerados pelo gerador, podendo chegar a ZERO o valor a pagar de energia consumida a rede de distribuição. Você pagará apenas a taxa de disponibilidade obrigatória.
Atenção: Mesmo que você tenha crédito suficiente para zerar seu consumo, você continuará a pagar a Taxa de Disponibilidade de sua distribuidora, que pode ser referente a 50 ou 100 kWh, dependendo de seu contrato com a distribuidora.
Lembre-se, nossos geradores podem não conseguir gerar créditos suficientes para zerar sua conta de energia em alguns meses. Em outros, talvez, haja um crédito até maior que seu consumo, e você permanecerá com um crédito com a distribuidora. O Gerador planeja que ao longo de um ano você receba energia na média de consumo mensal. Caso esteja abaixo do seu consumo que pode ter aumentado, você pode adquirir mais cotas dos Geradores, aumentando seu crédito para a compensação, inclusive de outra fonte de energia.
A cobrança é realizada mensalmente em seu cartão de crédito ou débito e é transferida automaticamente para os Geradores. É você contribuindo diretamente para a geração de energia renovável e para o desenvolvimento de diversas comunidades.
FAQ
Eu compro energia diretamente do gerador?
Não, tudo passa pelas redes de distribuição onde você é atendido. A Energee garante de forma segura o compartilhamento dos créditos de energia entre geradores e consumidores.
E se o gerador de energia distribuída escolhido não gerar energia suficiente, eu tenho energia elétrica?
Sim. Pois não há nenhuma conexão física entre o produtor e consumidor. O gerador está conectado a rede de distribuição, assim como o consumidor, portanto sempre será a rede distribuição a responsável pelo gerenciamento da energia. A Energee é quem faz apenas os procedimentos administrativos e financeiros.O que é compartilhamento de créditos de energia?
É um sistema de compensação criado pela Aneel desde de 2012 que permite que um minigerador (ou microgerador) injete seu excedente de energia elétrica diretamente na rede distribuidora e fique com créditos de energia que pode ser utilizado para abater o consumo de sua própria fatura ou da fatura de outros consumidores.